Integração das tecnologias digitais para exploração e desenvolvimento do raciocínio visuoespacial na aprendizagem de geometria.

Autores

  • Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira IFRS / PPGIE – UFRGS
  • Jaqueline Molon IFRS / PPGIE – UFRGS
  • Sérgio Roberto Kieling Franco PPGIE/PPGEdu – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86022

Palavras-chave:

raciocínio visuoespacial, tecnologias digitais, geometria, ensino e aprendizagem.

Resumo

O presente estudo investigou a utilização e exploração do raciocínio visuoespacial, aliado à integração de tecnologias educacionais, para o favorecimento do ensino e aprendizagem de geometria. A partir de uma proposta didática, com a inserção de jogos digitais no meio educacional, foram exploradas diferentes situações de aprendizagem onde os conceitos básicos de geometria euclidiana foram trabalhados com licenciandos em matemática. Na análise dos resultados, constatou-se que aqueles que conseguiram melhor desempenho, apresentavam habilidade visuoespacial mais apurada do que os demais. Dessa forma, focando nos processos cognitivos além dos aspectos didáticos-pedagógicos, com a integração tecnológica, promoveu-se junto aos futuros docentes o potencial que o desenvolvimento do raciocínio visuoespacial pode propiciar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

FEUSTLER RODRIGUES DE SIQUEIRA, C.; MOLON, J.; ROBERTO KIELING FRANCO, S. Integração das tecnologias digitais para exploração e desenvolvimento do raciocínio visuoespacial na aprendizagem de geometria. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86022. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação