Sala de Aula Invertida - Uma Experiência no Ensino-Aprendizagem de Programação para Administração de Redes de Computadores

Silmar Antonio Buchner de Oliveira, Andréa Pereira Mendonça

Resumo


Neste artigo relatamos o planejamento e execução de uma proposta de ensino- aprendizagem de programação para administração de redes de computadores no modelo de sala de aula invertida, destinada a estudantes de Cursos Superiores de Tecnologia. A proposta pauta-se na resolução de problemas práticos, envolvendo automatização de soluções para monitoramento de equipamentos de redes e ações de usuários, análise de logs, sincronismos de dados e emissão automática de mensagens de alertas, implementados na linguagem de programação Python. Os resultados obtidos evidenciaram progresso dos estudantes, mas também a necessidade de ajustes na produção de conteúdos de nivelamento em conceitos básicos de redes e de programação. Toda a experiência com o modelo e os recursos utilizados serão compilados em um guia para utilização por outros professores.

Palavras-chave


Ensino híbrido; Sala de aula invertida; Redes de computadores; Programação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.86020

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br