Chatbots na educação: uma Revisão Sistemática da Literatura

Neiva Larisane Kuyven, Carlos André Antunes, Vinicius João de Barros Vanzin, João Luis Tavares da Silva, Aliane Loureiro Krassmann, Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Resumo


Um chatbot é um sistema capaz de conversar com um usuário em linguagem natural, de maneira a simular um diálogo humano. Exemplos de chatbots podem ser encontrados nas áreas de saúde, entretenimento, negócios e educação. Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura acerca da aplicação dos chatbots para fins educacionais em bases de dados nacionais e internacionais. Por meio da análise, constatou-se que a maior parcela dos chatbots foca na área de conhecimento da Ciência da Computação e que é destinada para o nível de ensino superior. Em geral, os estudos reportaram resultados positivos na construção do conhecimento dos alunos e destacaram os principais fatores que poderiam ser aprimorados para maior consistência do diálogo.

Palavras-chave


chatbots, agentes conversacionais, inteligência artificial, educação.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.86019

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