ISOMETRIAS E GEOGEBRA: O PAPEL DO ARRASTAR NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS

Autores

  • Marlei Tais Dickel PPGEMat/UFRGS
  • Márcia Rodrigues Notare PPGEMat/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86016

Palavras-chave:

Isometrias, GeoGebra, Tecnologias Cognitivas, Geometria Dinâmica.

Resumo

Neste trabalho discute-se o potencial dos ambientes de geometria dinâmica para a construção de conceitos de isometrias. Debate-se o papel da ação de arrastar na manipulação de atividades dinâmicas sobre isometrias com a utilização do GeoGebra. De caráter qualitativo, neste estudo são analisadas atividades matemáticas resolvidas por alunos do 3º ano do Ensino Médio, da Rede Pública, com base na Teoria das Tecnologias Cognitivas e nas análises cognitivas do arrastar. Os resultados apontam para a compreensão inicial de conceitos que envolvem as isometrias, que surgem a partir da manipulação no software, em forma de arrastamento, conduzindo à construção de pensamentos matemáticos em conjunto com a tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

TAIS DICKEL, M.; RODRIGUES NOTARE, M. ISOMETRIAS E GEOGEBRA: O PAPEL DO ARRASTAR NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86016. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia na educação