ROBÓTICA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Autores

  • Guilherme Ballardin Duso Exatas/UCS
  • Luan Lucas Pereira de Lima Exatas/UCS
  • Roberta Dall Agnese da Costa PPGECiMa/UCS
  • Carine Geltrudes Webber PPGECiMa/UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86012

Palavras-chave:

Robótica Educacional, Pensamento Computacional, Ambiente de Programação para Crianças

Resumo

A robótica educacional vem sendo muito utilizada em escolas ao redor do mundo para o desenvolvimento de habilidades de STEM desde o começo do aprendizado. Embora existam produtos para crianças e adolescentes, há uma carência de recursos para uso na educação infantil. A pesquisa desenvolvida sustenta a importância do ensino de conceitos de programação e robótica logo nas séries iniciais. Propõe-se uma plataforma composta por hardware (robô) e software (aplicativo móvel) destinada ao ensino de programação visando o desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional. Tal plataforma está operacional e os testes preliminares evidenciam seu potencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

BALLARDIN DUSO, G.; LUCAS PEREIRA DE LIMA, L.; DALL AGNESE DA COSTA, R.; GELTRUDES WEBBER, C. ROBÓTICA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86012. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86012. Acesso em: 28 maio. 2022.

Edição

Seção

Robótica Educacional