ROBÓTICA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Guilherme Ballardin Duso, Luan Lucas Pereira de Lima, Roberta Dall Agnese da Costa, Carine Geltrudes Webber

Resumo


A robótica educacional vem sendo muito utilizada em escolas ao redor do mundo para o desenvolvimento de habilidades de STEM desde o começo do aprendizado. Embora existam produtos para crianças e adolescentes, há uma carência de recursos para uso na educação infantil. A pesquisa desenvolvida sustenta a importância do ensino de conceitos de programação e robótica logo nas séries iniciais. Propõe-se uma plataforma composta por hardware (robô) e software (aplicativo móvel) destinada ao ensino de programação visando o desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional. Tal plataforma está operacional e os testes preliminares evidenciam seu potencial.

Palavras-chave


Robótica Educacional, Pensamento Computacional, Ambiente de Programação para Crianças

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.86012

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br