ROBÓTICA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.86012Palavras-chave:
Robótica Educacional, Pensamento Computacional, Ambiente de Programação para CriançasResumo
A robótica educacional vem sendo muito utilizada em escolas ao redor do mundo para o desenvolvimento de habilidades de STEM desde o começo do aprendizado. Embora existam produtos para crianças e adolescentes, há uma carência de recursos para uso na educação infantil. A pesquisa desenvolvida sustenta a importância do ensino de conceitos de programação e robótica logo nas séries iniciais. Propõe-se uma plataforma composta por hardware (robô) e software (aplicativo móvel) destinada ao ensino de programação visando o desenvolvimento de habilidades do pensamento computacional. Tal plataforma está operacional e os testes preliminares evidenciam seu potencial.Downloads
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Publicado
2018-07-21
Como Citar
BALLARDIN DUSO, G.; LUCAS PEREIRA DE LIMA, L.; DALL AGNESE DA COSTA, R.; GELTRUDES WEBBER, C. ROBÓTICA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86012. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Robótica Educacional
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