Prática mídia-educativa na cultura digital: análise da produção de mapa mental com dispositivo móvel por estudantes do ensino fundamental

Sandra Dias da Luz, Dulce Márcia Cruz

Resumo


Este artigo reflete sobre uma prática de mídia-educação que visou ampliar os letramentos de estudantes através da apropriação de linguagens, ferramentas e lógica da cultura digital no contexto escolar. A pesquisa-ação envolveu uma professora de Português e seus 72 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em duas oficinas de produção de mapa mental como recurso pedagógico de auxílio na análise, síntese e organização do conhecimento crítico com dispositivos móveis. A prática pedagógica alcançou as três dimensões da mídia-educação, mas revelou que possuir equipamento e ter acesso à internet não implica uso crítico das mídias por parte dos estudantes, assim como as práticas docentes não preparam os alunos para a autonomia e cidadania participativa, revelando distância da mídia- educação e de suas respectivas dimensões.

Palavras-chave


Mídia-Educação, dispositivos móveis, multiletramentos, mapa mental, cultura digital, ensino fundamental

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.86008

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br