Instrumenteca RA: Um Objeto de Aprendizagem para Auxiliar a Percepção Musical através da Diferenciação dos Sons de Instrumentos Musicais

Autores

  • Daniel Yokoyama Fecchio FCI – Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Fernando José Germinio Fenley FCI – Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Samara Soares Nunes FCI – Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ana Grasielle Dionísio Corrêa FCI/ Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento – Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Valeria Farinazzo Martins FCI/ Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento – Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.85988

Palavras-chave:

aprendizado musical, realidade aumentada, percepção musical.

Resumo

A música é uma importante ferramenta no desenvolvimento das crianças, pois envolve percepção, sentimentos, experiências, criação e reflexão. Entretanto, a maioria das instituições de educação infantil não oferece práticas pedagógicas que explorem a linguagem da música, privando as crianças destas experiências. O uso de objeto de aprendizagem musical pode proporcionar os conceitos básicos de percepção musical para as crianças, despertando assim o interesse em desenvolver as capacidades musicais. Este artigo apresenta um objeto de aprendizagem em percepção musical composto por duas aplicações de Realidade Aumentada (Instrumenteca RA e Quiz). Testes com 12 usuários foram realizados no intuito de verificar a satisfação dos usuários assim como o aprendizado na utilização das aplicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

YOKOYAMA FECCHIO, D.; JOSÉ GERMINIO FENLEY, F.; SOARES NUNES, S.; GRASIELLE DIONÍSIO CORRÊA, A.; FARINAZZO MARTINS, V. Instrumenteca RA: Um Objeto de Aprendizagem para Auxiliar a Percepção Musical através da Diferenciação dos Sons de Instrumentos Musicais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85988. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/85988. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Objetos de aprendizagem