Instrumenteca RA: Um Objeto de Aprendizagem para Auxiliar a Percepção Musical através da Diferenciação dos Sons de Instrumentos Musicais

Daniel Yokoyama Fecchio, Fernando José Germinio Fenley, Samara Soares Nunes, Ana Grasielle Dionísio Corrêa, Valeria Farinazzo Martins

Resumo


A música é uma importante ferramenta no desenvolvimento das crianças, pois envolve percepção, sentimentos, experiências, criação e reflexão. Entretanto, a maioria das instituições de educação infantil não oferece práticas pedagógicas que explorem a linguagem da música, privando as crianças destas experiências. O uso de objeto de aprendizagem musical pode proporcionar os conceitos básicos de percepção musical para as crianças, despertando assim o interesse em desenvolver as capacidades musicais. Este artigo apresenta um objeto de aprendizagem em percepção musical composto por duas aplicações de Realidade Aumentada (Instrumenteca RA e Quiz). Testes com 12 usuários foram realizados no intuito de verificar a satisfação dos usuários assim como o aprendizado na utilização das aplicações.

Palavras-chave


aprendizado musical, realidade aumentada, percepção musical.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.85988

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br