“Eles já nascem sabendo!”: desmistificando o conceito de nativos digitais no contexto educacional

Magda Pischetola, Bruna Damiana Heinsfeld

Resumo


O desenvolvimento das tecnologias digitais trouxe grandes mudanças tanto nas formas de produção socioculturais quanto nos modelos comunicacionais e nas dinâmicas de participação cidadã. A educação, enquanto parte da sociedade, não se isenta dessas mudanças: as linguagens midiáticas transformam o conceito de letramento e abrem novos caminhos para a aprendizagem, crescendo a relevância da compreensão dessas dinâmicas. Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida entre 2014 e 2016 em oito escolas municipais do Rio de Janeiro, com o objetivo de identificar e analisar as percepções dos docentes quanto às habilidades consideradas como essenciais para um uso eficaz e significativo das tecnologias. Para tanto, utilizamos a descrição de van Dijk (2005) sobre as habilidades que constituem o letramento digital. Percebe-se que as habilidades dos alunos com o uso de tecnologias são valorizadas apenas do ponto de vista técnico, não sendo exploradas as habilidades informacionais e estratégicas. Emergem, então, dois desafios principais para a educação: a revisão do conceito de letramento, abarcando as novas linguagens e habilidades do mundo contemporâneo, e a reformulação do papel do professor e, consequentemente, de sua prática pedagógica, em prol da mediação.

Palavras-chave


educação; tecnologias; letramento digital; nativos digitais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.85929

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br