ROBÓTICA EDUCACIONAL: UM RECURSO PARA ABORDAR OS CONCEITOS DE MOVIMENTO E VELOCIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Rodrigo Biehl, Silvana Neumann Martins, Sônia Elisa Marchi Gonzatti

Resumo


Este artigo apresenta resultados decorrentes de atividades oriundas de uma investigação intitulada “Robótica Educacional: um recurso para introduzir o estudo da Física no ensino fundamental”. O problema investigado foi como a Robótica Educacional pode contribuir para introduzir conceitos de Física no nono ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública. O cenário deste estudo ocorreu em uma escola da rede municipal na cidade de Lajeado, Rio Grande do Sul, tendo, como participantes vinte estudantes. A pesquisa é de natureza qualitativa e para levantamento dos dados, foram utilizadas anotações do pesquisador, questionários, fotos, filmagens e relatórios elaborados pelos alunos. Os dados apontaram que as atividades de Robótica proporcionaram um ambiente de colaboração, construção e investigação. Também foi possível verificar a evolução das concepções dos alunos sobre os conceitos de movimento e velocidade após a participação na intervenção pedagógica realizada.

Palavras-chave


Robótica Educacional; Ensino de Física; Ensino Fundamental.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.85927

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