Tecnologias Móveis em Contexto Educativo: uma Revisão Sistemática da Literatura

Ernane Rosa Martins, Wendell Bento Geraldes, Ulisses Rodrigues Afonseca, Luís Manuel Borges Gouveia

Resumo


Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre as produções disponíveis em algumas bases de dados acerca das Tecnologias Móveis em contexto educativo. Neste sentido, foram analisados 174 trabalhos que se encontravam disponíveis online e que apresentavam estudos empíricos ou teóricos sobre a aplicabilidade deste tipo de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados mostram de que forma as tecnologias móveis têm sido utilizada em contexto educativo, assim como, identificou os benefícios e dificuldades no uso dos dispositivos móveis, possíveis estratégias para aprimorar as práticas docentes com o uso de tecnologias móveis em sala de aula e o que ainda falta ser explorado sobre este tema.

Palavras-chave


Revisão Sistemática, Tecnologias Móveis, Ensino, Aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.85926

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br