iTimeline: Uma Abordagem Visual das Interações Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Baseada no Modelo 3C de Colaboração

Francisco Soares de Sousa Neto, Euler Vieira da Silva

Resumo


As técnicas de Data Visualization (Dataviz) tem se destacado em diversos contextos de pesquisa, como por exemplo na Educação a Distância (EaD), no qual o Dataviz pode ser utilizado para auxiliar professores e alunos. Sendo assim, este artigo apresenta a ferramenta iTimeline (Linha do Tempo Interativa), uma ferramenta cujo objetivo é auxiliar professores que utilizam Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), fornecendo a eles um modelo visual que utiliza técnicas de Dataviz para traçar uma linha do tempo das interações dos alunos que ocorrem nos fóruns educacionais dos AVAs, auxiliando os professores na identificação e no acompanhamento das interações sociais. Neste artigo é apresentado a relação da iTimeline com o Modelo 3C de Colaboração.


Palavras-chave


Data Visualization; Linha do Tempo; AVA; Modelo 3C.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.85904

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br