Vídeos do YouTube: uma análise composicional

Cíntia Moralles Camillo, Liziany Muller Medeiros, Juliane Paprosqui Marchi da Silva

Resumo


O escopo desta pesquisa é identificar os recursos semióticos empregados nos vídeos que abordam conceitos sobre a Educação do Campo no canal YouTube, por meio de uma análise composicional. Foram mapeados cinco canais mais acessados sobre a temática voltado ao público brasileiro e selecionado um vídeo popular de cada canal para a análise. No que tange a Educação do Campo os vídeos se mostram elucidativos, criativos e interativos; além de proporcionarem informações reais do que é a Educação do Campo, seus conceitos e desafios. Vindo a contemplar educadores e educandos sobre o verdadeiro sentido de troca de saberes.

Palavras-chave


vídeos educacionais, educação rural, graduação, TICs, tecnologias.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.85901

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br