O Arco de Maguerez como estruturador pedagógico das TDIC

Aline Bairros Soares, Leila Maria Araújo Santos, Claudia Smaniotto Barin

Resumo


Este trabalho é o resultado da investigação sobre o uso do Arco de Maguerez como estruturador pedagógico das tecnologias digitais da informação e da comunicação em sala de aula. O público alvo foi constituído de 25 alunos matriculados na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas na Educação de uma universidade pública federal. A pesquisa suscitou ampliar a compreensão quanto ao potencial pedagógico do Arco de Maguerez, pois ao requerer a observação da realidade e os pontos chave, dá-se foco as necessidades dos envolvidos no processo. A teorização e o sondagem das hipóteses de solução, permitem antecipar situações problema e propiciam uma aplicação organizada e objetiva. Apoiados nos resultados obtidos podemos afirmar que a metodologia utilizada potencializa a performance docente.

Palavras-chave


Arco de Maguerez, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Estruturador pedagógico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.85895

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br