RECONSTRUINDO A COMPREENSÃO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SOBRE A APRENDIZAGEM DE ALGORITMOS

Fabrícia Py Tortelli Noronha, Luciana Backes, Cledes Antonio Casagrande

Resumo


Este artigo discute a prática pedagógica para a construção do conhecimento de algoritmos. O estudo foi de natureza exploratória qualitativa, do tipo Estudo de Caso. Mediante questionário e diário de campo foram extraídos os dados e, posteriormente, submetidos à Técnica de Análise de Conteúdo. Evidenciamos que a prática pedagógica, intencional e problematizadora, pautada na ação dos educandos, possibilitou a contextualização do conhecimento por meio das tecnologias, assegurando a visão mais ampla do processo de aprendizagem. Logo, a reestruturação da prática pedagógica sucedeu-se nas ações e interações dos educandos, em autoria com o professor e em coautoria com a ação dos colegas. Destacamos pontos de complexidade: rompimento da compreensão tradicional de ensino, dificuldade em legitimar o colega, tempo de aprendizagem e atuação em conjunto.

Palavras-chave


prática pedagógica. algoritmos. aprendizagem. hibridismo tecnológico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.79230

Direitos autorais 2018 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br