Um Caso de PBL Suportado pelo Moodle no Ensino de Enfermagem

Autores

  • Giovanni Ferreira de Farias Ed.D. – EGC/UFSC
  • Lúcia Nazareth Amante Dr. – NFR/UFSC
  • Fernando José Spanhol Dr. – EGC/UFSC
  • Marcio Vieira de Souza Dr. – EGC/UFSC
  • Juliana Balbinot Reis Dr. – NFR/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79188

Palavras-chave:

PBL, Moodle, Enfermagem

Resumo

Este relato de experiência mostra os resultados e reflexões obtidos da aplicação da metodologia Problem Based Learning (PBL) em uma disciplina de graduação em Enfermagem, na Universidade Federal de Santa Catarina. Uma turma foi dividida em dois grupos no estudo de um tópico de uma disciplina. Um destes grupos foi submetido à metodologia PBL, com trabalho em equipe, e o outro seguiu a metodologia tradicional, com aulas expositivas e estudo em duplas, sem o apoio tecnológico do Moodle. O processo foi suportado por um ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle, para facilitar distribuição de conteúdo, comunicação virtual e avaliação por pares. Os resultados mostraram a eficácia do PBL no processo de aprendizagem e na motivação discente, enquanto revelaram algumas limitações do Moodle na mediação tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

FERREIRA DE FARIAS, G.; NAZARETH AMANTE, L.; JOSÉ SPANHOL, F.; VIEIRA DE SOUZA, M.; BALBINOT REIS, J. Um Caso de PBL Suportado pelo Moodle no Ensino de Enfermagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79188. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79188. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC