Um modelo de Ambiente Virtual de Aprendizagem de Conceitos Geométricos utilizando Suportes Pedagógicos e o GeoGebra

Fábio Paraguaçu, Terence Coelho Lopes de Magalhães

Resumo


A ciência da aprendizagem tem apontado para a necessidade da implantação de pedagogias ativas para a aprendizagem dos conceitos geométricos. Nesta perspectiva, esse trabalho descreve a modelagem da aprendizagem de conceitos geométricos através da resolução de problemas em um ambiente virtual de aprendizagem utilizando suporte pedagógico e um micromundo em geometria, o GeoGebra, favorecendo a compreensão e a construção do raciocínio geométrico. A metodologia de pesquisa utilizada foi o “Estudo de Caso”, onde foi observado o comportamento dos estudantes nos experimentos propostos. A pesquisa mostra avanços na aprendizagem dos estudantes, e mostra a evolução dos estudantes na resolução de problemas e compreensão dos conceitos geométricos.

Palavras-chave


Suporte pedagógico, Ambiente Virtual de Aprendizagem, GeoGebra.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.75163

Direitos autorais 2017 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br