MiniTeste: uma ferramenta ágil para aplicação de avaliações personalizadas

Rex A. C. Medeiros, André Bessa

Resumo


O uso da tecnologia pode potencializar metodologias que proporcionem uma
participação mais ativa dos estudantes. No caso de turmas numerosas, esses recursos tecnológicos tornam-se indispensáveis. Neste artigo, apresentamos a ferramenta MiniTeste para a aplicação e a gestão de avaliações rápidas e individualizadas, em papel ou dispositivo móvel. Discutiremos como suas funcionalidades podem viabilizar, no contexto brasileiro, dinâmicas de avaliação tendo por base testes conceituais curtos e frequentes e a interação entre os estudantes, permitindo a adaptação em tempo real a diferentes cenários de respostas por parte da turma. A ferramenta MiniTeste foi desenvolvida para dar suporte à implantação, em turmas numerosas, da combinação de duas metodologias, a saber, a sala de aula invertida e a instrução por pares, podendo ainda ser usada em vários outros contextos

Palavras-chave


tecnologia educacional, metodologias ativas, instrução por pares, avaliação, turmas numerosas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.75126

Direitos autorais 2017 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br