Ferramentas da web 2.0 como elemento de flexibilização do ensino e aprendizagem de química

Sandra Palma Botega, Marina Botega Lang, Marcia Palma Botega, Ricardo Machado Ellensohn, Claudia Smaniotto Barin

Resumo


Os avanços tecnológicos vem modificando as relações dos indivíduos e o
acesso a informação, nesse sentido, o ensino mediado por tecnologias tem despertado o interesse de muitos pesquisadores. Assim, o presente trabalho relata a experiência do uso das tecnologias como elemento de mediação e flexibilização do aprendizado de química. O estudo foi realizado com 66 alunos ingressantes do Curso de Agronomia de uma instituição pública. Como ambiente de mediação virtual para expansão da sala de aula foi escolhido o Facebook, visto que todos os estudantes possuíam perfil na rede social. Semanalmente eram postados recursos educacionais que fomentassem a construção do conhecimento. Os resultados obtidos confirmam que o uso das ferramentas da Web 2.0 contribuem para o ensino-aprendizagem, desde que problematizadas e utilizadas como elemento de mediação do processo. Os estudantes corroboram a ideia dos pesquisadores indicando a importância da tecnologias para a construção de saberes.

Palavras-chave


flexibilidade cognitiva, Mediação pedagógica, tecnologias educacionais, redes sociais.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.75107

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