Planeta ROODA: inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental

Autores

  • Caroline Bohrer do Amaral UFRGS
  • Anna Helena Silveira Sonego UFRGS
  • Patricia Alejandra Behar UFRGS
  • Maria Luiza R. Becker UFRGS
  • Ana Luísa Fonseca UFRGS
  • Bruna Kin Slodkowski UFRGS
  • Larissa Camargo Justin UFRGS
  • Lucas Souza da Rosa UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70714

Palavras-chave:

Propostas Pedagógicas, Ensino Fundamental, Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resumo

Este artigo trata de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), Planeta ROODA, voltado à educação escolar. O objetivo é investigar como professores do ensino fundamental elaboram propostas pedagógicas para o AVA considerando-se princípios teóricos interacionistas como as trocas sociais, o interesse e a atividade do estudante. Um levantamento de artigos demonstrou haver um número escasso de produções científicas envolvendo AVA e ensino fundamental. A metodologia de pesquisa é estudo de caso. Os dados constituem-se de entrevistas com professores e registros de atividades realizadas em um curso de extensão. Como resultados, constata-se, com os cursos, que as funcionalidades do Planeta ROODA podem potencializar a construção de propostas pedagógicas interacionistas. Como exemplo, consideram-se a troca de ideias, o compartilhamento de produções assim como a autoria de textos, desenhos, vídeos e projetos. As entrevistas mostraram que a estrutura tecnológica de escolas públicas é precária, especialmente quanto à disponibilização de internet. Por outro lado, o celular está presente no cotidiano dos estudantes e alguns professores os utilizam em suas práticas. Tal fato corroborou para o desenvolvimento da terceira versão do Planeta ROODA, a qual contará com uma versão para dispositivos móveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

BOHRER DO AMARAL, C.; HELENA SILVEIRA SONEGO, A.; ALEJANDRA BEHAR, P.; LUIZA R. BECKER, M.; LUÍSA FONSECA, A.; KIN SLODKOWSKI, B.; CAMARGO JUSTIN, L.; SOUZA DA ROSA, L. Planeta ROODA: inovações no AVA a partir de propostas pedagógicas para o ensino fundamental. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70714. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70714. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem