Como o Ensino de Programação de Computadores Pode Contribuir Com a Construção de Conhecimento na Educação Básica Uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Juliana Ferri UENP – CCP/CLM
  • Selma dos Santos Rosa UENP – CCP; UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70689

Palavras-chave:

Programação de Computadores, Educação Básica, Micromundos, SuperLogo, Scratch.

Resumo

Neste artigo apresentamos uma Revisão Sistemática da Literatura com o
objetivo de identificar pesquisas que apresentem um ou mais itens de interesse relacionados à seguinte problematização: Como o ensino de programação de computadores pode contribuir com a construção de conhecimento na Educação Básica? A revisão nos deu subsídios para aferir quais plataformas de ensino de computação e quais estratégias didático-pedagógicas estão sendo utilizadas, bem como, quais evidências de fragilidade e de potencialidade há neste contexto. Com os dados coletados, foi efetuada uma metassíntese que nos conduziu a aferição de que o ensino de programação na Educação Básica por meio de Micromundos, como por exemplo, o SuperLogo e o Scratch, pode contribuir significativamente para a construção de conhecimento e potencializar aprendizagens e resultados frente à educação atual e futura além das manifestações e exigências da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

FERRI, J.; DOS SANTOS ROSA, S. Como o Ensino de Programação de Computadores Pode Contribuir Com a Construção de Conhecimento na Educação Básica Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70689. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70689. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas