Análise, Desenvolvimento e Avaliação de um Objeto de Aprendizagem para Ensino Colaborativo de Frações, Números Decimais e Porcentagem

Irmgard A. H. C. Nakazoni, Thiago M. Alexandrino, Ulises J. A. Garrido, Isabela Gasparini, Elisa Henning

Resumo


Este trabalho tem por finalidade apresentar as etapas do Design Instrucional (DI) de um Objeto de Aprendizagem (OA) em que o objetivo principal é a exploração e aprendizagem colaborativa de conteúdos matemáticos específicos (Frações, Números Decimais e Porcentagem). Considerando a metodologia ADDIE para o DI, este artigo aborda as etapas de Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação com ênfase na etapa de Avaliação. Os resultados obtidos com o estudo de caso realizado na etapa de Avaliação, ratificam a importância da adoção de uma metodologia para o DI de OAs, especialmente no que se refere à interdisciplinaridade destas soluções.

Palavras-chave


Ensino de Matemática, Design Instrucional, ADDIE.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70685

Direitos autorais 2017 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br