Ciclo Avaliação-Ação: Uma Abordagem para Análise do Desempenho em Matemática de Estudantes do Ensino Fundamental

Autores

  • Ricardo Augusto Lima de Souza PPGECIM – ICE – UFAM
  • José Francisco de Magalhães Netto PPGECIM/PPGI – IComp – UFAM
  • Euler Vieira da Silva PPGI – IComp – UFAM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70676

Palavras-chave:

Avaliação, Educação Matemática, Desempenho, Planilha Eletrônica, Prova Brasil.

Resumo

Este artigo descreve a proposta do Ciclo Avaliação-Ação, uma abordagem para avaliação do processo de ensino-aprendizagem usando recursos computacionais de baixo custo e disponíveis para maioria dos professores. Como Estudo de Caso e fundamentado nos descritores da Prova Brasil, aplicaram-se testes simulados de Matemática para estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental, tabulando os dados em Planilhas Eletrônicas para análise dos resultados de cada teste. Calcularam-se estatísticas dos desempenhos individualizados e das turmas, identificando questões com descritores e caracterizando o grau de domínio. Os relatórios forneceram as informações para o professor organizar intervenções pedagógicas focadas nos descritores com maior grau de dificuldade, acelerando o ciclo ensino-aprendizagem-avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

AUGUSTO LIMA DE SOUZA, R.; FRANCISCO DE MAGALHÃES NETTO, J.; VIEIRA DA SILVA, E. Ciclo Avaliação-Ação: Uma Abordagem para Análise do Desempenho em Matemática de Estudantes do Ensino Fundamental. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70676. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70676. Acesso em: 28 maio. 2022.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC