Metodologias de Planejamento e Organização para Ambientes Virtuais de Aprendizagem Pervasivos

Andressa Falcade, Aliane L. Krassmann, Vania Freitas, Tassiana Kautzmann, Giliane Bernardi, Roseclea D. Medina

Resumo


Metodologias como as Arquiteturas Pedagógicas (AP), o Design Instrucional (DI) e o Planejamento Instrucional (PI) orientam a organização da aprendizagem, podendo ser aplicadas em qualquer ambiente, inclusive o virtual. O objetivo deste estudo é encontrar implementações dessas metodologias em ambientes virtuais voltados à educação pervasiva. Para tanto, realizou-se um Mapeamento Sistemático (MS), apontando 18 trabalhos relevantes ao tema da pesquisa. Alguns trabalhos apresentaram de forma parcial o desenvolvimento dessas metodologias, havendo maior incidência de aplicações adaptadas ao contexto tecnológico e de localização do estudante.

Palavras-chave


Arquitetura Pedagógica. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Design Instrucional. Planejamento Instrucional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70670

Direitos autorais 2017 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br