Reflexões sobre O Software Scratch no Ensino de Ciências e Matemática

Carine G. Webber, Marilda Machado Spindola, Elisete Salvador Otobelli, Graziéla Rossetto Giron, Graziele Dall´ Acua, Leonardo Poloni, Marcelo Puziski, Rafaela Padilha, Maria de Fátima Webber do Prado Lima

Resumo


Há uma constante cobrança da comunidade escolar pela inserção
de tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem. Sabe-se que a tarefa
de selecionar um software educacional e inseri-lo nas atividades de sala de
aula é um obstáculo ao professor. Recentemente o software Scratch vem
ganhando espaço em projetos escolares pela flexibilidade e benefícios
comprovados. A fim de contribuir com a formação docente, desenvolveu-se
um trabalho orientado com seis professores do ensino fundamental e médio.
A proposta envolveu utilizar e avaliar o software Scratch seguindo critérios
tecnológicos e pedagógicos. As percepções e avaliações coletadas estão
descritas neste artigo.

Palavras-chave


Informática aplicada ao Ensino, Avaliação de Software Educacional, Ensino de Programação

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70668

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