D.O.M. - Um Jogo Sobre Funções Quadráticas: Entre A Educação e o Entretenimento.

William Santos, Lynn Alves

Resumo


As últimas avaliações de desempenho estudantil realizadas no
Brasil, como a Prova Brasil (2015) e o PISA (2015)-Programa Internacional
de Avaliação de Estudantes, apontam a existência de um grande déficit na
aprendizagem dos conteúdos de Matemática. Como tem ocorrido em países
da Europa e nos Estados Unidos, a adoção de jogos digitais para mediar a
aprendizagem tem contribuído para a melhoria destes índices educacionais.
Cremos que estes ambientes de aprendizagem podem contribuir de forma
significativa para a aprendizagem matemática, pois ao interagir com eles, é
possível testar e simular hipóteses, contextualizando e aplicando conceitos
de um determinado assunto. Para tanto, o objetivo deste trabalho é
apresentar o projeto e o desenvolvimento de um jogo digital ocorrido durante
um mestrado em modelagem computacional, de gênero plataforma que
cadencia a aprendizagem sobre funções quadráticas e entretenimento.

Palavras-chave


Jogos Digitais, Matemática, Aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70661

Direitos autorais 2017 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br