Um relato de experiência de capacitação para a criação de jogos sérios em cursos de computação com foco em projetos reais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.67388Palavras-chave:
capacitação, jogos sérios, aprendizagem ativa.Resumo
O processo de ensino-aprendizagem em computação tende a ser mais eficaz com a realização de atividades práticas a partir do desenvolvimento de projetos que tratem de problemas reais. Nesse contexto o processo de implementação de jogos sérios pode auxiliar no aprendizado de novas tecnologias e aplicação de métodos dinâmicos. Este trabalho relata a experiência de um processo de capacitação para o desenvolvimento de jogos sérios envolvendo graduandos de cursos de computação. A aplicação de questionários, pré e pós-testes, permitiu estimar o interesse dos alunos e avaliar o nível de conhecimento no processo de ensino. Os alunos da capacitação geraram três protótipos com os seguintes propósitos: 1) educação da saúde bucal de adolescentes; 2) identificação de daltonismo em crianças; 3) desenvolvimento do equilíbrio em pessoas da terceira idade.Downloads
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Publicado
2016-07-26
Como Citar
CARDOSO DA SILVA, A.; PANTOJA, J.; LUÍS RIBEIRO, J.; NERINO DE SOUZA JUNIOR, G.; FERNANDO LAVAREDA JACOB JUNIOR, A.; LIMA DE SANTANA, Ádamo. Um relato de experiência de capacitação para a criação de jogos sérios em cursos de computação com foco em projetos reais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67388. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67388. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
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