Um relato de experiência de capacitação para a criação de jogos sérios em cursos de computação com foco em projetos reais

Abner Cardoso da Silva, Jefferson Pantoja, Jefferson Luís Ribeiro, Gilberto Nerino de Souza Junior, Antonio Fernando Lavareda Jacob Junior, Ádamo Lima de Santana

Resumo


O processo de ensino-aprendizagem em computação tende a ser mais eficaz com a realização de atividades práticas a partir do desenvolvimento de projetos que tratem de problemas reais. Nesse contexto o processo de implementação de jogos sérios pode auxiliar no aprendizado de novas tecnologias e aplicação de métodos dinâmicos. Este trabalho relata a experiência de um processo de capacitação para o desenvolvimento de jogos sérios envolvendo graduandos de cursos de computação. A aplicação de questionários, pré e pós-testes, permitiu estimar o interesse dos alunos e avaliar o nível de conhecimento no processo de ensino. Os alunos da capacitação geraram três protótipos com os seguintes propósitos: 1) educação da saúde bucal de adolescentes; 2) identificação de daltonismo em crianças; 3) desenvolvimento do equilíbrio em pessoas da terceira idade.

Palavras-chave


capacitação, jogos sérios, aprendizagem ativa.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67388

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