ENGAJAMENTO DE USUÁRIOS EM MUNDOS VIRTUAIS: UMA ANÁLISE TEÓRICA-PRÁTIC

Fabrício Herpich, Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Resumo


Com o advento das Tecnologias da Informação e da Comunicação em meio ao âmbito educacional, tornou-se imprescindível uma reflexão sobre os aspectos relacionados às interações dos usuários com os mundos virtuais voltados a educação e seus materiais pedagógicos. Neste sentido, a fim de colaborar com uma melhora na motivação destes usuários durante a navegação nestes ambientes, buscando evidenciar as características que os atraem e os satisfazem quando imersos nestes mundos virtuais, esse artigo tem como objetivo principal investigar os aspectos relacionados ao engajamento dos usuários em um laboratório virtual de física desenvolvido no OpenSimulator, sendo apresentado como resultado final um estudo de caso com uma pesquisa composta de uma análise teórica e prática das características de engajamento relevantes para ambientes virtuais imersivos.

Palavras-chave


Mundos Virtuais; Engajamento; Laboratórios Virtuais; Ambientes Virtuais Imersivos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67387

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br