Simplificando a depuração de códigos na Linguagem C - Uma solução para alunos iniciantes

Marina S. Gomes, Érico M. H. do Amaral

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um recurso de apoio ao processo de ensino e aprendizagem de programação, para alunos iniciantes, por meio da proposta de um sistema que torne a identificação e correção de erros de compilação em linguagem C mais simples e compreensível. Permitindo desta forma, que o estudante, em seus primeiros contatos com a linguagem de programação, consiga abstrair a complexidade envolvida na correção de erros durante o processo de programação, estimulando a construção de conhecimento sobre a lógica envolvida na implementação de soluções computacionais para problemas simples. Esta ferramenta de software intitulou-se analisador CFacil.

Palavras-chave


Linguagem C, recurso de apoio, ensino e aprendizagem de programação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67386

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br