Jogos Sérios em Interação Humano-Computador: Uma revisão Sistemática de Literatura

André Barros de Sales, Gabriel de Souza Clímaco, Márcia Barros de Sales

Resumo


Nos cursos de engenharia de software relacionados, o reconhecimento do ensino de Interação Humano-Computador (IHC) cada vez maior, devido à sua importância para o desenvolvimento de software, e está sendo abordado de muitas maneiras diferentes. Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática de trabalhos acadêmicos, na publicados na área de engenharia de software, que utilizaram jogos sérios como apoio ao ensino da disciplina de Interação humano-computador, de artigos publicados em base de dados indexadas como IEEE, ACM, Google Acadêmico, entre outros no período de
2007 a 2015. O resultado encontrado apresentou que ainda são incipientes pesquisas neste contexto, e
evidenciou a necessidade de realizar uma revisão sistemática em eventos acadêmicos similares, em decorrência da escassez de artigos encontrados em relação a quantidade de artigos publicados na área de engenharia de software e interface humano-computador.

Palavras-chave


Interação Humano-Computador, ensino, revisão sistemática, jogos sérios, engenharia de software

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67384

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br