As práticas e linguagens da cultura digital na educação: uso do Moodle e letramento midiático de professores de uma universidade pública

Marina Lemos Carcereri Mano, Dulce Márcia Cruz

Resumo


A questão principal do projeto é verificar o uso das mídias digitais e do Moodle no ensino presencial em uma universidade pública. A metodologia é baseada em análise das páginas das turmas virtuais e em entrevistas com professores da universidade. Os resultados mostraram que a maioria dos docentes considera positivo o uso do software, contudo também o consideram de difícil aprendizagem. Um ponto levantado é a utilização da plataforma, todavia como repositório: basicamente arquivos, fórum de notícias, presença e entrega de tarefas. A conclusão aponta para a necessidade de ampliar o letramento midiático dos professores, colocando o foco nas possibilidades didáticas dos recursos visando a prática imediata das linguagens, através da disponibilidade de uma equipe para orientações personalizadas.

Palavras-chave


letramento midiático, moodle, ambiente virtual, formação docente, mídias digitais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67382

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br