O ensino de Sociologia com o PBworks: Do espaço de trabalho ao protagonismo dos estudantes no aprendizado

Patrick Oliveira Silveira

Resumo


Neste texto é apresentada a experiência da criação de um espaço de trabalho para a disciplina de Sociologia no PBworks como complemento às aulas presenciais, numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Inicialmente o professor estagiário criou o espaço para a disciplina e posteriormente solicitou que cada grupo de estudantes desenvolvesse seu próprio espaço, com suas pesquisas, textos, e postasse o link no espaço da disciplina. O principal objetivo foi apresentar o PBworks e proporcionar aos estudantes a oportunidade de trabalhar de forma colaborativa, tornando-os protagonistas de sua própria aprendizagem. A pesquisa consistiu em quatro etapas: apresentação do espaço criado para a disciplina pelo professor estagiário e o cadastro e familiarização dos estudantes no mesmo; o desenvolvimento das pesquisas e dos espaços dos estudantes; a avaliação do uso do PBworks pelos estudantes, professor estagiário e professora regente; e finalmente, a escrita do relatório sobre a pesquisa que deu origem a este artigo. O resultado dessa experiência foi bastante positivo, já que, a partir da avaliação dos envolvidos na pesquisa, foi decidido que o espaço de trabalho seria adotado de forma permanente como ferramenta complementar às aulas de Sociologia daquela instituição.

Palavras-chave


ciberespaço, pbworks, sociologia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67378

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br