Concepção do Fórum P&R LV: avaliação formativa da aprendizagem

Alexandra Joca Gonçalves, Joana Laysa Lima Cunha, Gilvandenys Leite Sales

Resumo


Este artigo apresenta uma aplicação, ao Fórum Perguntas e Respostas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, da metodologia ativa denominada Instrução por Pares, associado ao modelo de avaliação não-linear Learning Vectors (Modelo LV), peculiarmente processual, que faz uso de outras linguagens na intermediação e regulagem da aprendizagem. Esta associação permite uma facilitação das intervenções pedagógicas e motivação aos envolvidos, uma vez que utiliza menções qualitativas associadas a uma linguagem iconográfica. Como resultado tem-se uma concepção computacional formativa de avaliação não-linear, denominado Fórum Perguntas e Respostas LV, apresentando ampla aceitação em um curso de EaD.

Palavras-chave


ava, avaliação formativa não-linear, aprendizagem por pares, moodle, fórum p&r lv.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67376

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br