Uma construção do Perfil Epistemológico de licenciandos em Física acerca da dualidade onda-partícula em Mecânica Quântica, após o uso de bancadas virtuais: um estudo a partir do discurso gestual e verbal

Robson Trevisan, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Resumo


O presente artigo busca apresentar o esboço do perfil epistemológico acerca da dualidade onda-partícula de estudantes do sétimo período do curso de Licenciatura em Física, após a utilização de ferramentas hiperculturais sob a forma de bancadas virtuais. A condução desta investigação converge para a tentativa de relacionar as imagens mentais e drivers dos alunos com as principais interpretações da Mecânica Quântica, a ponto de mapear as filosofias com maior destaque e influência no espírito do sujeito na construção de conhecimentos acerca da dualidade. O referencial teórico adotado para leitura dos dados foi o da ideia de perfil epistemológico Bachelardiano, com a intenção de abarcar a postura epistemológica expressada pelos alunos. Também utilizamos a Teoria da Mediação Cognitiva, procurando explicar como a mediação com o computador afeta a estrutura cognitiva dos estudantes. Os resultados foram obtidos após as análises realizadas sobre os pré-testes, pós-testes e gestos descritivos obtidos das imagens de vídeo, gravadas durante as entrevistas do pós-teste, sendo que essas entrevistas foram conduzidas seguindo o método “Report Aloud”. O perfil epistemológico dos alunos foi traçado de acordo com as interpretações privadas, inferidas a partir dos drivers conceituais, manifestados e identificados, e do conteúdo do discurso dos mesmos.

Palavras-chave


Bancadas Virtuais; Mecânica Quântica; Teoria da Mediação Cognitiva; Perfil Epistemológico; Report Aloud.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67375

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br