Uso de jogos de celular no aprendizado de Física no ensino fundamental: Um estudo exploratório do uso do jogo Angry Birds Space no ensino do conteúdo de Lançamento de Projéteis.

Savana dos Anjos Freitas, Agostinho Serrano de Andrade Neto, Vinicius Gouveia Silva

Resumo


O aprendizado de Física no ensino fundamental tem sido deixado em segundo plano no Brasil, tanto dentro da pesquisa em ensino como da prática em sala de aula. A estrutura curricular presente no país contempla o ensino específico de Física apenas a partir do ensino médio. Neste artigo, trazemos um estudo exploratório onde foram utilizados jogos de celular (em particular o Jogo Angry Birds Space) no ensino de lançamento horizontal e oblíquo e do conceito de gravidade. O estudo foi desenvolvido em uma escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre, em um bairro de baixo poder aquisitivo por acadêmicos do PIBID de uma universidade privada da mesma região. Os alunos realizaram uma série de atividades que girou em torno de jogar o Angry Birds Space de forma individual e competitiva com outros estudantes, durante um período de um semestre. Em seguida foram entrevistados dentro do protocolo Report Aloud e seus gestos descritivos foram analisados. Para análise, escolhemos o referencial teórico da Teoria da Mediação Cognitiva (TMC). Para discussão neste artigo, escolhemos dois estudantes e analisamos seu discurso verbal e gestual. Como resultado, argumentamos que os estudantes adquiriram imagens mentais e drivers que os permitem prever com boa precisão trajetórias com ângulo de lançamento e velocidade de lançamento diferentes, porém, com pouca ou quase nenhuma modificação no seu conceito de gravidade.

Palavras-chave


Angry Birds Space, Jogos, Ensino de Física, Imagens Mentais, Teoria da Mediação Cognitiva

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67374

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