Mineração de Dados Educacionais Orientada por Atividades de Aprendizagem

João Carlos Sedraz Silva, Rodrigo Lins Rodrigues, Jorge Luis Cavalcanti Ramos, Fernando da Fonseca de Souza, Alex Sandro Gomes

Resumo


Este trabalho, por meio de um estudo de caso, apresenta uma abordagem de Mineração de Dados Educacionais orientada por atividades de aprendizagem, tendo como referência a Teoria da Atividade. O objetivo do estudo foi analisar as diferenças nos resultados dessa abordagem em relação a um processo de mineração holístico, no qual os modelos de predição permitem análises apenas no nível de disciplina, sem a observação de detalhes das atividades de aprendizagem. Os resultados desta pesquisa apontam vantagens da mineração orientada por atividade, que oferece informações em um contexto de interação significativa, com mais subsídios para monitorar e tratar contradições no processo de aprendizagem.

Palavras-chave


Mineração de Dados Educacionais, Atividades de Aprendizagem, Teoria da Atividade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67372

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br