O DESAFIO DA CONCEPÇÃO DE CURSO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE ATRAVÉS DO USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO

Ana Amélia Nascimento da Silva Bones, Silvio César Cazella, Márcia Rosa da Costa

Resumo


A metodologia da problematização constitui-se em uma metodologia ativa, que possibilita potencializar a capacidade do aluno no que se refere a sua postura de agente de participação e transformação social, na detecção de problemas reais e busca de soluções originais e criativas. Para investigar o uso da metodologia da problematização na modalidade a distância em educação permanente, foi desenvolvido um curso sobre o tema HIV para profissionais da saúde com foco na prática social. Este artigo apresenta o desafio que se constitui o uso da metodologia da problematização na modalidade de educação à distância na educação permanente, descrevendo e analisando as etapas dessa metodologia em um módulo de ensino.

Palavras-chave


educação a distância, educação permanente, metodologia da problematização

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67368

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