O DESAFIO DA CONCEPÇÃO DE CURSO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE ATRAVÉS DO USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO

Autores

  • Ana Amélia Nascimento da Silva Bones UFCSPA
  • Silvio César Cazella UFCSPA
  • Márcia Rosa da Costa UFCSPA, UNASUS/UFCSPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67368

Palavras-chave:

educação a distância, educação permanente, metodologia da problematização

Resumo

A metodologia da problematização constitui-se em uma metodologia ativa, que possibilita potencializar a capacidade do aluno no que se refere a sua postura de agente de participação e transformação social, na detecção de problemas reais e busca de soluções originais e criativas. Para investigar o uso da metodologia da problematização na modalidade a distância em educação permanente, foi desenvolvido um curso sobre o tema HIV para profissionais da saúde com foco na prática social. Este artigo apresenta o desafio que se constitui o uso da metodologia da problematização na modalidade de educação à distância na educação permanente, descrevendo e analisando as etapas dessa metodologia em um módulo de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

AMÉLIA NASCIMENTO DA SILVA BONES, A.; CÉSAR CAZELLA, S.; ROSA DA COSTA, M. O DESAFIO DA CONCEPÇÃO DE CURSO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE ATRAVÉS DO USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67368. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67368. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem