Monitoramento e Avaliação de Estudantes em Mundos Virtuais

Autores

  • Felipe Becker Nunes PPGIE, UFRGS
  • Fabrício Herpich PPGIE, UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE, UFRGS
  • José Valdeni de Lima PPGIE, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67365

Palavras-chave:

monitoramento, mundos virtuais, educação.

Resumo

O processo de monitoramento e avaliação das tarefas educacionais realizadas pelos usuários dentro dos mundos virtuais se trata de um aspecto problemático ao docente, visto que este tipo de suporte genuinamente não é fornecido pelos mundos virtuais. Com base nisto, este artigo apresenta uma proposta de implementação de recursos para realizar o monitoramento dos usuários em mundos virtuais. O ambiente OpenSim foi utilizado e nele foram agregados recursos como controle de assiduidade, interações dos usuários, avaliação e registro das conversações realizadas pelos alunos. Como resultados, foi constatado a viabilidade desta proposta e o correto funcionamento dos recursos nos testes realizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

BECKER NUNES, F.; HERPICH, F.; MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO, L.; VALDENI DE LIMA, J. Monitoramento e Avaliação de Estudantes em Mundos Virtuais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67365. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67365. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas