Monitoramento e Avaliação de Estudantes em Mundos Virtuais

Felipe Becker Nunes, Fabrício Herpich, Liane Margarida Rockenbach Tarouco, José Valdeni de Lima

Resumo


O processo de monitoramento e avaliação das tarefas educacionais realizadas pelos usuários dentro dos mundos virtuais se trata de um aspecto problemático ao docente, visto que este tipo de suporte genuinamente não é fornecido pelos mundos virtuais. Com base nisto, este artigo apresenta uma proposta de implementação de recursos para realizar o monitoramento dos usuários em mundos virtuais. O ambiente OpenSim foi utilizado e nele foram agregados recursos como controle de assiduidade, interações dos usuários, avaliação e registro das conversações realizadas pelos alunos. Como resultados, foi constatado a viabilidade desta proposta e o correto funcionamento dos recursos nos testes realizados.

Palavras-chave


monitoramento, mundos virtuais, educação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67365

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br