UBIBOT: UM AGENTE CONVERSACIONAL CIENTE DO CONTEXTO DE APRENDIZAGEM DO USUÁRIO

Leo Natan Paschoal, Patricia M. Mozzaquatro Chicon, Gilse Antoninha Morgental Falkembach

Resumo


Este artigo apresenta uma ferramenta computacional que integra os conceitos de aprendizagem ubíqua, a fim de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, descreve sobre o desenvolvimento de um agente conversacional, integrado no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, que objetiva prover suporte ao ensino da disciplina de Engenharia de Software. O agente, intitulado Ubibot, é capaz de identificar os contextos dos estudantes e responder as dúvidas dos mesmos. Nesta pesquisa, os contextos são representados pelo nível de conhecimento e desempenho do estudante. Além disso, o Ubibot utiliza tecnologia web responsive o que permite seu acesso por intermédio de dispositivos móveis.

Palavras-chave


Aprendizagem Ubíqua. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Computação Ciente de Contexto.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67362

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