Ensino de eletromagnetismo aplicando álgebra visual no curso técnico

Autores

  • Marco Antonio G. T. da Silva IFF Campus Campos Centro
  • Suzana da Hora Macedo IFF Campus Campos Centro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67360

Palavras-chave:

eletromagnetismo, aprendizagem significativa, objeto de aprendizagem

Resumo

O ensino do eletromagnetismo é desenvolvido tendo como base os cálculos vetoriais dos cursos superiores, apesar de ser, também, conteúdo do Ensino Médio. Por essa questão, a proposta desta pesquisa é o processo ensino-aprendizagem do eletromagnetismo com utilização de interfaces visuais animadas, permitindo a introdução dos conceitos bibliográficos e a relação da álgebra no curso técnico de telecomunicações. Recorrendo à teoria para proporcionar a aprendizagem significativa, por intermédio de recursos computacionais, foi desenvolvido um Objeto de Aprendizagem utilizando o software Scratch. Com a aplicação do objeto verificou-se, por intermédio de questionários, que foi possibilitado aos alunos identificarem a relação do espectro eletromagnético com o funcionamento de dispositivos tangíveis e não meramente teóricos. Assim, considerou-se a viabilidade desta proposta e a possibilidade de continuidade da pesquisa aplicando-a também no Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

ANTONIO G. T. DA SILVA, M.; DA HORA MACEDO, S. Ensino de eletromagnetismo aplicando álgebra visual no curso técnico. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67360. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67360. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC