Ensino de eletromagnetismo aplicando álgebra visual no curso técnico

Marco Antonio G. T. da Silva, Suzana da Hora Macedo

Resumo


O ensino do eletromagnetismo é desenvolvido tendo como base os cálculos vetoriais dos cursos superiores, apesar de ser, também, conteúdo do Ensino Médio. Por essa questão, a proposta desta pesquisa é o processo ensino-aprendizagem do eletromagnetismo com utilização de interfaces visuais animadas, permitindo a introdução dos conceitos bibliográficos e a relação da álgebra no curso técnico de telecomunicações. Recorrendo à teoria para proporcionar a aprendizagem significativa, por intermédio de recursos computacionais, foi desenvolvido um Objeto de Aprendizagem utilizando o software Scratch. Com a aplicação do objeto verificou-se, por intermédio de questionários, que foi possibilitado aos alunos identificarem a relação do espectro eletromagnético com o funcionamento de dispositivos tangíveis e não meramente teóricos. Assim, considerou-se a viabilidade desta proposta e a possibilidade de continuidade da pesquisa aplicando-a também no Ensino Médio.

Palavras-chave


eletromagnetismo, aprendizagem significativa, objeto de aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67360

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br