AVALIAÇÃO DE FERRAMENTAS DE VIDEOCONFERÊNCIA PARA A PLATAFORMA MOODLE

Autores

  • Maria de Fátima Webber do Prado Lima CCET/UCS
  • Sinara Kich CCET/UCS
  • Carine G. Webber CCET/UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67359

Palavras-chave:

Ferramentas de videoconferência, Moodle, BigBlueButton, OpenMeetings.

Resumo

É importante que um ambiente virtual de aprendizagem disponibilize meios para promover a interatividade e comunicação. A videoconferência transmite mensagens não verbais de expressões faciais, de olhares, do timbre e do tom da voz que são mais semelhantes com as que ocorrem na aula presencial. O Moodle não possui nenhuma ferramenta de videoconferência nativa em sua plataforma. Este artigo avalia a integração das ferramentas BigBlueButton e OpenMeetings na plataforma Moodle. Para a redução de falhas no processo de decisão foi utilizado o Método Analítico Hierárquico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

DE FÁTIMA WEBBER DO PRADO LIMA, M.; KICH, S.; G. WEBBER, C. AVALIAÇÃO DE FERRAMENTAS DE VIDEOCONFERÊNCIA PARA A PLATAFORMA MOODLE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67359. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67359. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais