AVALIAÇÃO DE FERRAMENTAS DE VIDEOCONFERÊNCIA PARA A PLATAFORMA MOODLE

Maria de Fátima Webber do Prado Lima, Sinara Kich, Carine G. Webber

Resumo


É importante que um ambiente virtual de aprendizagem disponibilize meios para promover a interatividade e comunicação. A videoconferência transmite mensagens não verbais de expressões faciais, de olhares, do timbre e do tom da voz que são mais semelhantes com as que ocorrem na aula presencial. O Moodle não possui nenhuma ferramenta de videoconferência nativa em sua plataforma. Este artigo avalia a integração das ferramentas BigBlueButton e OpenMeetings na plataforma Moodle. Para a redução de falhas no processo de decisão foi utilizado o Método Analítico Hierárquico.

Palavras-chave


Ferramentas de videoconferência, Moodle, BigBlueButton, OpenMeetings.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67359

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br