Práticas de Ensino e Uso das Tecnologias no Atendimento Educacional Especializado: enfoque nas salas de recursos multifuncionais

Mozanilde Santos Nunes Cabral, João Batista Bottentuit Junior

Resumo


O presente estudo tem como objetivo conhecer e analisar trabalhos acadêmicos que abordam a questão do uso das TIC como recurso pedagógico no Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado nas Salas de Recursos. Os dados foram coletados em bases de dados eletrônicas e repositórios digitais de acesso aberto. A análise dos resultados foi efetivada a partir do arranjo e identificação de algumas categorias relacionadas aos recursos utilizados, público atendido, percepções docentes sobre os potenciais e benefícios aos alunos, reações dos discentes frente ao uso desses recursos e os desafios que envolvem a adoção dessas práticas. Os resultados demonstram que apesar dos docentes em AEE terem uma visão positiva em relação aos potenciais desses recursos, as práticas ainda são limitadas devido a várias dificuldades enfrentadas pelos mesmos, como a falta de Internet, de apoio técnico, a carência de equipamentos e de manutenção dos mesmos ou ainda, falta de conhecimentos sobre as tecnologias.

Palavras-chave


Salas de Recursos Multifuncionais. Atendimento Educacional Especializado. Tecnologias de Informação e Comunicação. Tecnologias Digitais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67356

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br