OAs PARA O ENSINO DE CÁLCULO: POTENCIALIDADES DE TECNOLOGIAS 3D

Autores

  • Raiane Lemke PPGECMT/UDESC
  • Ivanete Zuchi Siple PPGECMT/UDESC
  • Elisandra Bar de Figueiredo CCT/UDESC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67355

Palavras-chave:

Objetos de aprendizagem. Cálculo. GeoGebra 3D. Impressão 3D.

Resumo

Neste trabalho apresentamos as potencialidades das tecnologias da geometria dinâmica do software GeoGebra e da impressão 3D na criação de objetos de aprendizagem (OAs) para o ensino de funções de várias variáveis visando contribuir com a integração da tecnologia no Ensino de Cálculo com práticas inovadoras. Os OAs desenvolvidos virtualmente e fisicamente estão sendo utilizados na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II (CDI 2), nos cursos de Licenciatura em Matemática e Engenharias do Centro Tecnológico da Universidade do Estado de Santa Catarina. Os resultados dessa prática têm contribuído no processo de ensino, auxiliando na representação gráfica de superfícies, na interseção de superfícies e na visualização de curvas de nível.

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Publicado

2016-07-26

Como Citar

LEMKE, R.; ZUCHI SIPLE, I.; BAR DE FIGUEIREDO, E. OAs PARA O ENSINO DE CÁLCULO: POTENCIALIDADES DE TECNOLOGIAS 3D. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67355. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67355. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais