UM ESTUDO SOBRE PROJETOS DE ROBÓTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Vinícius Silveira Magnus PPGECIM -ULBRA
  • Marlise Geller PPGECIM - ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67354

Palavras-chave:

Robótica. Lógica de Programação. Projeto de Trabalho.

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa de Mestrado que objetivou implementar projetos de robótica com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental com a aplicação de atividades que abrangem a lógica de programação e a robótica envolvendo conceitos das áreas de Física e Matemática. Os conceitos trabalhados abordaram, por meio da resolução de problemas, a construção de protótipos escolhidos pelos alunos com a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino. Os resultados obtidos apontam indicativos de que conceitos científicos emergem no trabalho com a robótica e que muitas são as possibilidades de ações com a abordagem proposta, como o desenvolvimento do trabalho em grupo, o estímulo do raciocínio lógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

SILVEIRA MAGNUS, V.; GELLER, M. UM ESTUDO SOBRE PROJETOS DE ROBÓTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67354. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67354. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas