UM ESTUDO SOBRE PROJETOS DE ROBÓTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Vinícius Silveira Magnus, Marlise Geller

Resumo


Este artigo é um recorte da pesquisa de Mestrado que objetivou implementar projetos de robótica com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental com a aplicação de atividades que abrangem a lógica de programação e a robótica envolvendo conceitos das áreas de Física e Matemática. Os conceitos trabalhados abordaram, por meio da resolução de problemas, a construção de protótipos escolhidos pelos alunos com a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino. Os resultados obtidos apontam indicativos de que conceitos científicos emergem no trabalho com a robótica e que muitas são as possibilidades de ações com a abordagem proposta, como o desenvolvimento do trabalho em grupo, o estímulo do raciocínio lógico.

Palavras-chave


Robótica. Lógica de Programação. Projeto de Trabalho.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67354

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br