Um editor inteligente para assistir estudantes na tradução de problemas algébricos

Autores

  • Pedro Henrique Lemos Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PIPCA) Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Patricia Jaques Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PIPCA) Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67352

Palavras-chave:

editor inteligente, equações algébricos, hipergrafos

Resumo

Esse artigo descreve um editor inteligente que assiste os estudantes na tradução de enunciados de problemas em equações algébricos. O editor apresenta funcionalidades que auxiliam o estudante a identificar as principais partes do problema e definir relações e equações, além de permitir a consulta de problemas relacionados que foram previamente resolvidos. Ele usa um algoritmo baseado em hipergrafos para representar os dados do problema e corrigir automaticamente a soluçã o do estudante. Para avaliar o quanto a ferramenta contribuiu ao desempenho dos estudantes, foi realizado um quase-experimento com duas turmas de 7º ano, totalizando 50 alunos. Os resultados mostraram que o editor auxiliou os alunos a resolverem mais problemas no mesmo tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

HENRIQUE LEMOS, P.; JAQUES, P. Um editor inteligente para assistir estudantes na tradução de problemas algébricos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67352. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67352. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas