Um editor inteligente para assistir estudantes na tradução de problemas algébricos

Pedro Henrique Lemos, Patricia Jaques

Resumo


Esse artigo descreve um editor inteligente que assiste os estudantes na tradução de enunciados de problemas em equações algébricos. O editor apresenta funcionalidades que auxiliam o estudante a identificar as principais partes do problema e definir relações e equações, além de permitir a consulta de problemas relacionados que foram previamente resolvidos. Ele usa um algoritmo baseado em hipergrafos para representar os dados do problema e corrigir automaticamente a soluçã o do estudante. Para avaliar o quanto a ferramenta contribuiu ao desempenho dos estudantes, foi realizado um quase-experimento com duas turmas de 7º ano, totalizando 50 alunos. Os resultados mostraram que o editor auxiliou os alunos a resolverem mais problemas no mesmo tempo.

Palavras-chave


editor inteligente, equações algébricos, hipergrafos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67352

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br