Colaborações em Pesquisas sobre Educação à Distância: uma Análise de Redes Sociais de Autores

Rodrigo Richard Gomes, Marcelo Werneck Barbosa

Resumo


Muitas pesquisas, inclusive as realizadas na área de Educação à Distância (EaD), são feitas por meio de colaborações entre pesquisadores. Colaborações por meio de co-autoria formam uma rede na qual os nodos representam autores e uma ligação entre eles existe se eles publicaram um trabalho juntos. Tal rede de colaboração é um tipo de rede social estudada e caracterizada pelo método de Análise de Redes Sociais (ARS). O objetivo deste trabalho foi caracterizar a comunidade mundial de pesquisa em EaD utilizando ARS para identificar os pesquisadores mais centrais e importantes desta área. Uma caracterização da rede de colaborações em nível macro e micro foi realizada.

Palavras-chave


Educação à Distância, Análise de Redes Sociais, MOOCs

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67351

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br