EXPLORANDO A ESPIRAL DE ARQUIMEDES COM SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA

Autores

  • Edcarlos Vasconcelos da Silva UNIFAP
  • José Carlos Pinto Leivas UNIFRA
  • Mariana Lopes Dal Ri IFRR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.67350

Palavras-chave:

Espiral de Arquimedes, Investigação Matemática, Geogebra

Resumo

Este artigo apresenta análise e discussão de uma investigação realizada com estudantes do Ensino Médio na cidade de Macapá, no Estado do Amapá. Teve como objetivo explorar a construção da Espiral de Arquimedes no ambiente do software Geogebra e desenvolver a atividade de calcular o comprimento e o número de voltas de papel constantes de uma bobina utilizada para armazená-lo. A metodologia utilizada foi a investigação matemática e, para realizá-la, os investigadores planejaram e aplicaram uma sequência de passos orientadores para a resolução, a qual teve como instrumento de apoio o Geogebra. Os resultados da investigação mostraram que os alunos investigados conseguiram modelar uma bobina e calcular o número de voltas de papel que a mesma contém, bem como o seu comprimento. Por sua vez, os depoimentos dos estudantes mostraram que a utilização da metodologia e do software foram incentivadores para a aprendizagem e sugeriram ao professor titular empregá-la em outros conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Como Citar

VASCONCELOS DA SILVA, E.; CARLOS PINTO LEIVAS, J.; LOPES DAL RI, M. EXPLORANDO A ESPIRAL DE ARQUIMEDES COM SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 1, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.67350. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/67350. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas