EXPLORANDO A ESPIRAL DE ARQUIMEDES COM SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA

Edcarlos Vasconcelos da Silva, José Carlos Pinto Leivas, Mariana Lopes Dal Ri

Resumo


Este artigo apresenta análise e discussão de uma investigação realizada com estudantes do Ensino Médio na cidade de Macapá, no Estado do Amapá. Teve como objetivo explorar a construção da Espiral de Arquimedes no ambiente do software Geogebra e desenvolver a atividade de calcular o comprimento e o número de voltas de papel constantes de uma bobina utilizada para armazená-lo. A metodologia utilizada foi a investigação matemática e, para realizá-la, os investigadores planejaram e aplicaram uma sequência de passos orientadores para a resolução, a qual teve como instrumento de apoio o Geogebra. Os resultados da investigação mostraram que os alunos investigados conseguiram modelar uma bobina e calcular o número de voltas de papel que a mesma contém, bem como o seu comprimento. Por sua vez, os depoimentos dos estudantes mostraram que a utilização da metodologia e do software foram incentivadores para a aprendizagem e sugeriram ao professor titular empregá-la em outros conteúdos.

Palavras-chave


Espiral de Arquimedes; Investigação Matemática; Geogebra

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67350

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br