PARA ALÉM DA COMPUTAÇÃO ESTATÍSTICA: O USO DO AMBIENTE R PARA O ENSINO DE MÉTODOS NUMÉRICOS

Elisa Henning, Marcelo Savio Ramos, Rogério de Aguiar, Ivanete Zuchi Siple, Luciane Mulazani dos Santos

Resumo


Este trabalho tem por objetivo mostrar algumas potencialidades do GNU R para o ensino de Métodos Numéricos, nomeadamente Zeros de Funções. A partir de uma pesquisa exploratória foram investigadas funções e pacotes existentes no R, que poderiam auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem destes métodos. Foram também desenvolvidas rotinas com a finalidade de avaliar a complexidade de construção e operacionalização das mesmas, sob a ótica de um aluno de graduação. Os resultados alcançados mostram que o R se constitui em uma alternativa viável de ferramenta computacional para o ensino de métodos numéricos. Como pontos positivos a destacar estão a sua flexibilidade como ambiente computacional, sendo multiplataforma, e a possibilidade de utilização em recursos digitais móveis.

Palavras-chave


Ambiente R; Zeros de Funções; Ensino de Métodos Numéricos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67348

Direitos autorais 2016 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br